Vai trocar de carro? Siga essas dicas!
Depois de um certo tempo com o mesmo veículo, começa-se a perceber a hora de realizar a troca. As constantes evoluções do mercado automotivo trazem novas possibilidades e tecnologias a todo momento e atraem a atenção dos motoristas para novos modelos. Se você está ponderando a troca do seu automóvel, é importante levar em conta alguns aspectos para fazer o melhor negócio.
4 dicas para seguir quando for trocar de carro
Separamos para você alguns conselhos que irão ajudar na processo de troca:
1. Identifique o melhor momento para comprar e vender
Existem alguns fatores que você pode analisar para saber se é o momento ideal para realizar sua troca.
-
Atendimento às necessidades: veja se seu carro ainda se enquadra na sua rotina, se possui espaço e conforto o suficiente para você e aqueles que o utilizam.
-
Alta quilometragem: se você já rodou o suficiente com seu veículo talvez seja a hora de mudar para um novo, quando seu automóvel atingir uma marca entre 60 a 100 mil km rodados é uma boa hora para a troca.
-
Problemas recorrentes: este nunca é um bom sinal, portanto se você está sofrendo com constantes idas ao mecânico e gastando muito dinheiro com isso, talvez seja o momento de pensar em adquirir um veículo mais novo.
-
Desvalorização e fim da garantia: com o passar do tempo o automóvel vai perdendo valor e a garantia, normalmente de três anos, chega ao fim. Este é um momento que alguns veem como ideal para a troca.
-
Aumento de renda: quando seu orçamento aumenta, é um bom momento para pensar em trocar seu veículo por um mais caro e moderno é um bom investimento.
É aconselhável que se faça uma pesquisa para acompanhar as tendências do mercado e descobrir quais carros estão mais valorizados no momento, quais estão saindo de linha e quais estão por vir. Tais fatores influenciam no valor dos veículos, sendo aconselhável trocar de veículo, realizando revenda e compra, no momento mais oportuno. Fique sempre de olho no que acontece no mundo automotivo.
2. Prepare o carro para revenda
Tomada a decisão de mudar de veículo você precisa decidir o que fazer com o antigo. Você pode mantê-lo e ficar com dois automóveis, repassá-lo para algum outro membro da família ou revendê-lo. O processo de revenda requer alguns cuidados.
Faça uma revisão completa
Uma das primeiras coisas que um novo comprador irá avaliar são as condições de funcionamento do veículo, portanto revise o carro e faça os reparos necessários antes de colocá-lo à venda. Cheque se as portas e janelas abrem e fecham de forma correta; se o motor está com funcionamento pleno, sem barulhos estranhos, assim como os pedais; averigue se outros elementos como central de mídia, faróis e pneus também estão bons.
Verifique a documentação
Esteja com os documentos do carro e todas as contas referentes a ele em dia. Antes de revender seu veículo quite todas as multas, IPVA e outras pendências que possam estar em aberto. Verifique toda a documentação necessária para realizar a venda, como CRV (Certificado de Registro de Veículos) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), contrato e certificado de transferência. Separe também os comprovantes de revisão do veículo e o manual .
Faça uma limpeza completa
Apresentar aos futuros compradores um carro limpo e bem cuidado é fundamental, por isso invista em uma boa faxina interna e externa. Utilize os produtos adequados para limpar o automóvel e remover manchas dos bancos e teto, limpe o carpete e o painel. Vale a pena investir em uma boa lavagem externa, polimento e enceramento.
Não conserte pequenos arranhões
Esta dica pode parecer um pouco estranha, mas é exatamente isso que você leu: quando for vender seu veículo não conserte os arranhões da lataria. Imperfeições na lataria repintadas levantam suspeitas nos compradores de que o veículo tenha sofrido um sinistro que gerou danos e há uma desvalorização do carro.
Avalie seu veículo
Faça uma pesquisa de mercado para saber quanto seu carro vale, para isso uma boa dica é consultar a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Avalie a quilometragem, as características, o histórico e o estado de conservação do automóvel, para anunciá-lo por um preço justo e favorável para você e os possíveis compradores.
3. Dê o carro antigo na entrada de outro modelo
Uma forma muito prática de trocar de veículo é dar o seu antigo para a concessionária como forma de entrada no pagamento do seu novo carro. Assim, é abatido no preço do carro novo o valor do antigo, diminuindo a quantia que você precisará desembolsar.
Outra vantagem desse método é a facilidade que ele oferece para você poder vender seu carro usado, uma vez que você não precisa realizar separadamente um processo de venda para terceiros e esperar pelo pagamento para poder adquirir um novo veículo. Como isso, o processo de troca é mais rápido e simples.
Quando você dá seu carro como entrada ele pode ter o preço mais valorizado pela concessionária, que pode oferecer bônus, como a aquisição do seu usado pelo valor da tabela FIPE. Contudo, é importante que se tenha um veículo bem cuidado e com a manutenção em dia.
Você também pode optar por realizar a venda do seu automóvel antigo e comprar um novo separadamente, vai depender do seu orçamento e necessidades.
4. Busque por um serviço especializado
No momento em que você toma a importante decisão de trocar de carro você precisa realizar as etapas mencionadas de avaliações do seu usado, escolha do modelo novo, preparação do carro para venda, formas de troca etc. Contar com ajuda profissional nesse momento é algo que facilita sua vida.
Você pode recorrer a uma loja especializada para te dar suporte nesse processo. A Go Cars, por exemplo, oferece serviços de troca de veículo, aceitando seu carro antigo como parte do negócio, o que deixa você livre de precisar vendê-lo. Mas caso você queira só vendê-lo, a Go Cars também realiza a compra.
Gostou das dicas? Se você está pensando em mudar de carro, entre em contato com a equipe da Go Cars para fazer o melhor negócio!