Tipos de freios: veja as opções e seu funcionamento

Tipos de freios: veja as opções e seu funcionamento

Tipos de freio: veja as opções e seu funcionamento

Há diversos tipos de freio e, independente do tipo que você utiliza em seu automóvel, é comum que com o tempo haja um desgaste natural do sistema de frenagem. Sendo assim, você deve estar preparado para fazer a substituição de pastilhas de freio, de lonas, discos, do fluído do freio e também dos tambores.

Os tipos de freios para cada carro são diferentes conforme o fabricante e o modelo. Por isso, se está pensando em trocar de veículo é interessante saber as diferenças na hora de pisar no freio!

Para entender quais os tipos de freio que um carro pode ter, como eles funcionam e quais cuidados devem ser tomados, confira nosso conteúdo!

Existem 4 tipos de freios:

  • Freios ABS

  • Freios a tambor

  • Freios a disco

Freios ABS

Os freios ABS (Anti-lock Braking System - Sistema de Frenagem Antitravamento) são um dos tipos de freios inteligentes. É um dos tipos de freio mais seguros, pois ele trava totalmente o automóvel, mesmo se você estiver em alta velocidade e precisar frear bruscamente.

Como funcionam os freios ABS

O sistema ABS detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas. Isso corrige qualquer tipo de descompasso ou travamento, que podem fazer o veículo derrapar ou ter problemas enquanto freia, parando mais rapidamente. Logo, é um modelo de freio ideal para rodar em altas velocidades ou em estradas molhadas e escorregadias. 

Ao acionar o freio, a bomba de recalque empurra o seu fluido em sentido contrário, de maneira a conseguir equalizar a pressão hidráulica do freio e impedir o travamento das rodas. Para que as rodas não travem durante uma frenagem mais brusca, é importante manter a força sobre o pedal do freio.

Freios a tambor

O freio a tambor, como o nome diz, é um tambor conectado às rodas, parado por calços ou lonas. São ativados hidraulicamente, criando pressão contra o tambor e, consequentemente, contra as rodas. Assim, a fricção causada entre a lona e a superfície do tambor fazem o carro diminuir a velocidade ou parar.

Contudo, poucos carros são equipados com freios a tambor em um dos eixos atualmente. Isso se dá com o objetivo de reduzir custos. Por isso, é encontrado apenas em carros de menor custo.

Como funcionam os freios a tambor

Quando você utiliza o freio a tambor, há a expansão dos pistões hidráulicos, causada pela transmissão do fluido. Isso empurra as placas (também conhecidas como sapatas) de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda.

Freios a disco

A maioria dos veículos no Brasil saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras. Eles são feitos de cerâmica ou ferro fundido. Vêm acompanhados pelas pastilhas de freios, que são de baixo custo e simples de trocar, com vida útil de 25 a 35 mil km. Porém, quando não são trocadas no momento certo, podem danificar o disco de freio.

Como Funciona tipos de freios a disco

O sistema de frenagem dos freios a disco parece com os de freios a tambor. Portanto, as pastilhas comprimem um disco ligado a roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada. Este sistema é realizado hidraulicamente pelas pastilhas, e é mais eficiente. Discos de cerâmica são encontrados em carros esportivos ou de alta performance. Isto se deve a suportarem mais calor, melhorando o desempenho durante a fricção.

Manutenção preventiva

Independentemente do tipo de freios que o seu carro tem, eles precisam ser revisados com frequência. A manutenção preventiva evita problemas na frenagem, principalmente quando as pistas estão escorregadias.

Além da manutenção, é preciso substituir as peças defeituosas por novas, com garantia e procedência.

É preciso ficar atento a outros sinais que indicam que é hora de revisão como:

  • Pedal do freio baixo;

  • Mais duro;

  • Luz acesa no painel referente aos freios;

  • Barulho forte nas rodas;

  • Carro dança em freadas bruscas;

Se você gostou deste conteúdo, saiba também as diferenças entre cada tipo de motor.