Tipos de freios: veja as opções e seu funcionamento
Tipos de freio: veja as opções e seu funcionamento
Há diversos tipos de freio e, independente do tipo que você utiliza em seu automóvel, é comum que com o tempo haja um desgaste natural do sistema de frenagem. Sendo assim, você deve estar preparado para fazer a substituição de pastilhas de freio, de lonas, discos, do fluído do freio e também dos tambores.
Os tipos de freios para cada carro são diferentes conforme o fabricante e o modelo. Por isso, se está pensando em trocar de veículo é interessante saber as diferenças na hora de pisar no freio!
Para entender quais os tipos de freio que um carro pode ter, como eles funcionam e quais cuidados devem ser tomados, confira nosso conteúdo!
Existem 4 tipos de freios:
-
Freios ABS
-
Freios a tambor
-
Freios a disco
Freios ABS
Os freios ABS (Anti-lock Braking System - Sistema de Frenagem Antitravamento) são um dos tipos de freios inteligentes. É um dos tipos de freio mais seguros, pois ele trava totalmente o automóvel, mesmo se você estiver em alta velocidade e precisar frear bruscamente.
Como funcionam os freios ABS
O sistema ABS detecta a forma como a frenagem é aplicada sobre as quatro rodas. Isso corrige qualquer tipo de descompasso ou travamento, que podem fazer o veículo derrapar ou ter problemas enquanto freia, parando mais rapidamente. Logo, é um modelo de freio ideal para rodar em altas velocidades ou em estradas molhadas e escorregadias.
Ao acionar o freio, a bomba de recalque empurra o seu fluido em sentido contrário, de maneira a conseguir equalizar a pressão hidráulica do freio e impedir o travamento das rodas. Para que as rodas não travem durante uma frenagem mais brusca, é importante manter a força sobre o pedal do freio.
Freios a tambor
O freio a tambor, como o nome diz, é um tambor conectado às rodas, parado por calços ou lonas. São ativados hidraulicamente, criando pressão contra o tambor e, consequentemente, contra as rodas. Assim, a fricção causada entre a lona e a superfície do tambor fazem o carro diminuir a velocidade ou parar.
Contudo, poucos carros são equipados com freios a tambor em um dos eixos atualmente. Isso se dá com o objetivo de reduzir custos. Por isso, é encontrado apenas em carros de menor custo.
Como funcionam os freios a tambor
Quando você utiliza o freio a tambor, há a expansão dos pistões hidráulicos, causada pela transmissão do fluido. Isso empurra as placas (também conhecidas como sapatas) de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda.
Freios a disco
A maioria dos veículos no Brasil saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras. Eles são feitos de cerâmica ou ferro fundido. Vêm acompanhados pelas pastilhas de freios, que são de baixo custo e simples de trocar, com vida útil de 25 a 35 mil km. Porém, quando não são trocadas no momento certo, podem danificar o disco de freio.
Como Funciona tipos de freios a disco
O sistema de frenagem dos freios a disco parece com os de freios a tambor. Portanto, as pastilhas comprimem um disco ligado a roda, fazendo-a parar na medida em que a fricção é realizada. Este sistema é realizado hidraulicamente pelas pastilhas, e é mais eficiente. Discos de cerâmica são encontrados em carros esportivos ou de alta performance. Isto se deve a suportarem mais calor, melhorando o desempenho durante a fricção.
Manutenção preventiva
Independentemente do tipo de freios que o seu carro tem, eles precisam ser revisados com frequência. A manutenção preventiva evita problemas na frenagem, principalmente quando as pistas estão escorregadias.
Além da manutenção, é preciso substituir as peças defeituosas por novas, com garantia e procedência.
É preciso ficar atento a outros sinais que indicam que é hora de revisão como:
-
Pedal do freio baixo;
-
Mais duro;
-
Luz acesa no painel referente aos freios;
-
Barulho forte nas rodas;
-
Carro dança em freadas bruscas;
Se você gostou deste conteúdo, saiba também as diferenças entre cada tipo de motor.