Tipos de direção: qual é a melhor para você?
Uma das coisas que mais gera dúvida na hora de escolher um carro novo, seminovo ou usado, é o tipo de direção que mais vale a pena investir. Dirigir um veículo com direção mecânica pode não ser uma tarefa fácil. Mas vale a pena pagar mais caro em um carro com direção elétrica?
No mercado nacional, os sistemas de direção fazem toda a diferença no valor final do carro e na manutenção. Por isso, não é apenas o conforto que deve ser levado em consideração.
Atualmente, é possível encontrar automóveis com quatro modelos de direção diferentes, cada um com as suas vantagens e desvantagens.Conheça melhor quais são esses modelos, como eles funcionam e quais são as suas vantagens e desvantagens.
Direção mecânica
A direção mecânica é um sistema de direção que não usa assistência e é operado diretamente pela força do motorista no volante. É um tipo de direção mais simples, se comparado com os modelos mais modernos.
Ela funciona assim: ao virar o volante, a rotação é convertida e transferida para os braços, através da coluna de direção. Então os braços, responsáveis por controlar as rodas, se movimentam e giram as rodas na direção de que o volante foi virado.
Esse tipo de direção tem um custo menor em relação aos outros modelos, tanto em relação às suas peças, quanto na mão de obra para fazer reparos em caso de problemas. Porém, esse sistema deixa a direção mais pesada, dificultando a execução de manobras.
Veja também: Carros antigos que fizeram história no Brasil: Chevrolet Chevette
Direção hidráulica
A direção hidráulica é um tipo de sistema de direção assistida que usa fluido hidráulico para ajudar o motorista a girar o volante com menos esforço. Esse tipo de direção tem como objetivo reduzir o esforço que o motorista faz ao movimentar o volante.
Ela usa alguns componentes diferentes da direção mecânica para tornar a condução mais confortável. Na direção hidráulica, nós temos o fluido, a bomba hidráulica, a válvula de rotação, as tubulações e o reservatório.
Quando o motor é ligado, a bomba hidráulica é acionada e um óleo é pressionado pelo eixo do volante, fazendo o eixo das rodas se mover e mudá-las de direção.
A grande vantagem desse sistema é a maciez ao dirigir. Ela também é muito acessível, já que grande parte dos carros já são equipados com esse modelo de direção.
Porém, neste modelo, o motor do carro atua diretamente na bomba hidráulica que pressuriza o fluido da direção, e isso pode diminuir a sua potência do veículo, além de aumentar o consumo de combustível. Outro problema são os vazamentos que podem acontecer com o tempo de uso. Se o fluido da direção estiver baixando muito rápido, deve-se procurar um mecânico para saber se não há vazamentos.
Direção elétrica
A direção elétrica é um tipo de sistema de direção assistida que usa um motor elétrico para ajudar o motorista a girar o volante com menos esforço. Em vez de usar um sistema hidráulico ou mecânico, a direção elétrica usa sensores que enviam dados a uma central eletrônica comandada por um motor elétrico acoplado na coluna de direção. Assim, a direção deixa de depender do motor e passa a funcionar graças ao sistema elétrico do carro.
Esse tipo de direção exige quase nenhum esforço do motorista, sendo extremamente leve e confortável. E, se você fica preocupado com a perda de estabilidade do carro, fique sabendo que esse sistema consegue ajustar o “peso” do volante de acordo com a velocidade em que o automóvel está.
Mas, é importante pensar bem antes de investir em uma direção elétrica. A sua principal desvantagem é que carros com direção elétrica costumam ser mais caros, e a sua manutenção também.
Confira: O que você precisa saber ao comprar um carro premium
Direção elétrica-hidráulica
A direção elétrica-hidráulica mescla componentes da direção hidráulica e da direção elétrica. Essa fusão tem se tornado popular no mercado, pois ajuda a baixar o custo do veículo e a resolver pequenos problemas vindos da direção hidráulica.
Neste modelo, um motor elétrico é responsável por movimentar a bomba que pressuriza o fluido da direção. Isso alivia o trabalho do motor, o que torna a direção elétrica-hidráulica mais recomendada para carros com menos potência, e melhora a eficiência de veículos mais potentes quando estão andando com baixa rotação.
Esse tipo de direção torna o carro mais caro, se comparada com a direção mecânica e hidráulica, mas não chega a ser tão cara quanto a direção totalmente elétrica. Ela exige os mesmos cuidados de manutenção que a direção hidráulica, como a troca do fluido e inspeção de vazamentos.
Esses são apenas alguns exemplos de tipos de direção existentes. Além desses sistemas de direção, há direções menos comuns como a direção por cabo, comum em veículos off-road; e direção por pinhão e cremalheira, usada em veículos de alta performance e de direção esportiva. Porém, eles não são usados em carros de circulação comum.
Independentemente do tipo de direção que você escolher, consulte o manual do proprietário em caso de dúvidas. Neste documento estão as principais informações sobre a direção do seu veículo e os prazos para fazer a revisão, assim como os cuidados que devem ser tomados para aumentar a vida útil dos componentes.
Agora, você já tem as informações necessárias para escolher o modelo de direção que mais se encaixa a sua necessidade. Então, veja os nossos modelos de carros disponíveis e encontre o veículo ideal para você!