Saiba como funciona a suspensão de um carro

Saiba como funciona a suspensão de um carro

O tipo de suspensão utilizado em um carro depende do projeto do veículo e de seu propósito, seja para passeio suave em estradas pavimentadas, capacidade de carga em terrenos acidentados ou desempenho esportivo em pistas.

Além de fornecer conforto aos ocupantes, uma suspensão adequada também é essencial para a segurança do veículo. Uma suspensão desgastada ou mal ajustada pode resultar em perda de controle, menor aderência dos pneus, desgaste irregular dos pneus e aumento da distância de frenagem.

Por isso, antes de comprar um veículo, é importante saber qual é o tipo de suspensão que ele possui, principalmente nos casos de carros que serão usados para trabalho. Abaixo explicaremos como funciona a suspensão de um automóvel e como você pode analisá-la antes de comprar o seu seminovo.

O que é a suspensão de um veículo?

A suspensão de um carro é um sistema de componentes que suporta o veículo e proporciona conforto aos ocupantes, além de melhorar a estabilidade e a dirigibilidade. Ela é projetada para absorver impactos, vibrações e irregularidades do terreno, garantindo que as rodas mantenham o contato adequado com a superfície da estrada.

Uma suspensão típica é composta por várias partes, incluindo molas, amortecedores, barras estabilizadoras, braços de controle, articulações e buchas. As molas são responsáveis por absorver a energia cinética causada pelos solavancos na estrada, enquanto os amortecedores controlam os movimentos oscilatórios das molas, impedindo que o veículo salte ou rebote excessivamente. As barras estabilizadoras ajudam a minimizar a inclinação lateral do veículo em curvas, proporcionando uma direção mais estável.

Existem diferentes tipos de suspensões, como suspensões independentes, onde cada roda se move independentemente das outras, e suspensões rígidas, onde as rodas estão interconectadas.

Como funciona a suspensão?

A suspensão de um carro funciona como um sistema interconectado de componentes que trabalham juntos para absorver impactos, suavizar o passeio, manter as rodas em contato com a superfície da estrada e controlar os movimentos do veículo.

Quando o veículo passa por uma irregularidade na estrada, como um buraco ou uma lombada, a suspensão é acionada. As molas comprimem-se para absorver o impacto, enquanto os amortecedores controlam o movimento das molas, garantindo uma resposta suave e controlada. O resultado é um passeio mais confortável, com menos vibrações e menos transferência de impactos para o interior do veículo.

Veja uma descrição básica de como os principais componentes da suspensão funcionam:

Molas

As molas são um dos principais elementos de uma suspensão. Elas armazenam energia potencial quando comprimidas e liberam essa energia para absorver os impactos. As molas podem ser feitas de aço, borracha, ar comprimido ou outros materiais. Elas sustentam o peso do veículo e fornecem suporte vertical, mantendo a altura adequada em relação ao solo.

Amortecedores

Os amortecedores, também conhecidos como amortecedores de choque, trabalham em conjunto com as molas. Eles controlam os movimentos oscilatórios das molas, dissipando a energia cinética gerada pelos solavancos na estrada. Os amortecedores ajudam a manter as rodas em contato constante com a superfície da estrada, proporcionando estabilidade, aderência e conforto.

Barras estabilizadoras

 As barras estabilizadoras, também chamadas de barras antirrolamento, são usadas em suspensões independentes. Elas conectam as suspensões das rodas opostas (geralmente as suspensões dianteira e traseira) e ajudam a minimizar a inclinação lateral do veículo em curvas. Isso melhora a estabilidade e reduz o rolar excessivo da carroceria.

Braços de controle

Os braços de controle são elementos estruturais que conectam a suspensão à carroceria do veículo. Eles ajudam a controlar o movimento vertical das rodas, permitindo que elas se movam para cima e para baixo em resposta às irregularidades da estrada. Os braços de controle podem ter diferentes formas e orientações, dependendo do projeto da suspensão.

Articulações e buchas

Para permitir os movimentos de suspensão, são utilizadas articulações e buchas. Essas peças flexíveis permitem a rotação e o deslocamento relativo entre os componentes da suspensão, reduzindo o atrito e transmitindo as forças corretamente.

 

Quais são os tipos de suspensão?

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de suspensão disponíveis. Cada fabricante de automóveis pode adotar projetos específicos de suspensão para atender aos requisitos de desempenho, conforto e características do veículo.

Suspensão Independente

Nesse tipo de suspensão, cada roda se move de forma independente das outras. Isso permite que as rodas respondam individualmente às irregularidades da estrada, proporcionando um passeio mais suave e melhorando a aderência. A suspensão independente pode assumir diferentes formas, como braços sobrepostos, braços triangulares, multibraços e suspensão de duplo A. 

Veículos que possuem esse tipo de suspensão: Volkswagen Golf e Honda Civic.

Suspensão McPherson

A suspensão McPherson é um tipo de suspensão independente muito comum em veículos de passeio. Ela consiste em uma mola helicoidal montada sobre um amortecedor e um braço de controle. Esse design compacto é amplamente utilizado devido à sua simplicidade, eficiência e espaço reduzido necessário.

Carros que possuem suspensão McPherson: Ford Focus e Chevrolet Cruze

Suspensão por Eixo Rígido

Esse tipo de suspensão é usado principalmente em veículos off-road, utilitários esportivos (SUVs) e caminhões. Ele consiste em um eixo sólido conectando as rodas do mesmo eixo, permitindo um movimento sincronizado entre elas. Embora seja menos eficiente em termos de conforto e aderência em superfícies irregulares, é mais robusto e adequado para terrenos difíceis e cargas pesadas.

Automóveis com suspensão por eixo rígido: Jeep Wrangler e Toyota Hilux

Suspensão Pneumática

A suspensão pneumática utiliza bolsas de ar em vez de molas convencionais. Essas bolsas de ar são infladas e desinfladas por meio de um sistema de controle eletrônico, permitindo o ajuste da altura do veículo e a rigidez da suspensão. A suspensão pneumática é frequentemente encontrada em veículos de luxo e utilitários esportivos de alto padrão, oferecendo um passeio suave e ajustável.

Veículos com suspensão pneumática: Land Rover Range Rover e Mercedes-Benz Classe S

Suspensão Hidropneumática

A suspensão hidropneumática é semelhante à suspensão pneumática, mas utiliza fluido hidráulico em vez de bolsas de ar. Esse tipo de suspensão oferece um excelente conforto de condução, ajuste automático de altura e capacidade de compensar automaticamente as irregularidades da estrada. A suspensão hidropneumática é conhecida por ser usada em veículos da marca Citroën, como o modelo Citroën C5.

Como conferir a suspensão na hora de comprar um seminovo

Ao comprar um carro seminovo, é importante verificar a condição da suspensão para garantir um bom funcionamento e evitar problemas futuros. Confira algumas dicas sobre como conferir a suspensão durante a compra de um seminovo:

Teste de condução

Faça um teste de condução abrangente, percorrendo diferentes tipos de estradas e superfícies. Observe se o veículo apresenta ruídos, vibrações excessivas ou comportamento irregular durante a condução. Preste atenção especial a solavancos ou batidas ao passar por buracos ou lombadas.

Verifique o alinhamento das rodas

Estacione o carro em uma superfície plana e verifique se as rodas estão alinhadas corretamente. Olhe para a distância entre os pneus e os para-lamas, tanto na parte da frente quanto na traseira. Se houver diferenças notáveis, pode indicar problemas na suspensão.

Verifique os amortecedores

Inspeccione visualmente os amortecedores procurando por sinais de vazamentos de óleo, danos visíveis ou corrosão. Pressione firmemente cada canto do veículo para cima e solte. Ele deve recuperar a posição normal rapidamente e sem rebotes excessivos. Se houver movimentos excessivos ou um comportamento "mole", isso pode indicar desgaste nos amortecedores.

Observe desgaste irregular dos pneus

Verifique se há desgaste excessivo ou desigual nos pneus. Desgaste excessivo nas bordas pode indicar problemas de alinhamento, enquanto desgaste irregular em diferentes pneus pode indicar problemas na suspensão.

Ouça ruídos anormais

Preste atenção a quaisquer ruídos estranhos durante a condução, como batidas, rangidos ou estalos. Isso pode indicar problemas nas buchas, articulações ou outros componentes da suspensão.

Procure por sinais de reparos anteriores

Verifique se há sinais de reparos anteriores na suspensão, como soldas, peças substituídas ou componentes aftermarket. Isso pode indicar que houve problemas anteriores ou acidentes que afetaram a suspensão.

Caso você não se sinta confiante em realizar uma inspeção por conta própria, é recomendável levar o veículo a um mecânico de confiança para uma avaliação mais detalhada. Um profissional qualificado poderá verificar a condição da suspensão e identificar qualquer problema oculto que possa não ser visível para um comprador inexperiente.

Lembre-se de que uma suspensão desgastada ou com problemas pode resultar em uma experiência de condução desconfortável, desgaste prematuro dos pneus e comprometimento da segurança. Portanto, é essencial verificar a suspensão antes de finalizar a compra de um carro seminovo.

 

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