Qual é o melhor tipo de carro?

Qual é o melhor tipo de carro?

Observando o trânsito é possível ver variadas espécies de automóveis que se diferem por diversos fatores como modelo, marca, tipo de combustível e carroceria. 

Você sabe qual é o melhor tipo de carro? Bom, isso depende do ponto de vista de cada um, já que as pessoas têm opiniões, necessidades e estilos de vida diferentes. Neste texto, você descobrirá quais os tipos de veículos disponíveis no mercado e suas características, e encontrará aquele que se encaixa mais no seu perfil.

1. Hatch

Também conhecido como hatchback ou compacto, este modelo é o chamado “dois volumes”, ou seja, tem a carroceria formada por duas partes: o motor e a área de passageiros com o porta-malas incorporado.

Eles são carros menores e mais econômicos e entregam um bom desempenho nas ruas da cidade, geralmente são flex e são ideais para casais e famílias pequenas. 

A grande vantagem desse tipo de veículo é a facilidade para estacionar, por conta do tamanho reduzido. Eles também são mais baratos, considerados carros populares e de entrada, e consomem menos combustível. 

Já a principal desvantagem do hatch é o espaço reduzido do porta-malas, que não consegue comportar um grande volume de bagagens. O espaço interno também é reduzido, acomodando até cinco pessoas, mas não de forma tão confortável.  

O hatch pode ser encontrado no mercado como compacto, que apresenta características mais simples e tem motor 1.0. Também existem nas versões médio e esportivo, estes são mais sofisticados e potentes com motores 1.6 e um espaço interno um pouco maior. 

Confira alguns modelos famosos de hatch: Chevrolet Onix; Fiat Argo; Hyundai HB20; Renault Kwid; Toyota Yaris; Ford Ka e Focus; Volkswagen Gol e Golf; Citroën C4.

Faça o nosso teste e descubra qual modelo dessa categoria mais combina com você.

2. Sedã

Conhecidos como hatches alongados, os sedãs possuem “três volumes”: motor, área de passageiros e porta-malas, que são projetados para fora dos veículos. São carros mais espaçosos, com um grande bagageiro e bem confortáveis, possuem boa estabilidade e são ideais para famílias com filhos. 

Entre seus principais benefícios estão o espaço interno e do porta-malas, que permite viagens aconchegantes e possuem mais potência. Contudo, eles apresentam maior dificuldade para serem estacionados, são mais caros e consomem mais combustível do que os hatches. Por serem mais baixos, eles podem agarrar em lambadas.

Eles também possuem diferentes versões: compactos, que são aqueles derivados de hatches e com um preço menor; médios, tem mais espaço que o compacto e é mais barato do que o premium; premium, são mais potentes, espaçosos e caros.

Os principais sedãs do mercado são: Nissan Versa; Chevrolet Onix Plus; Toyota Yaris Sedan; Toyota Corolla; Volkswagen Jetta; Audi A4; Volvo S90; Mercedes-Benz Classe S.

Descubra os 20 carros mais econômicos do Brasil

3. Crossover

Os crossover são misturas de dois modelos de carro e muitas vezes são confundidos com SUVs. 

As principais características dos crossovers que os diferencia dos SUV são: estrutura de monobloco e tração dianteira (muito raramente 4x4). Eles são econômicos para uso na cidade e possuem um bom espaço e capacidade de carga, sendo estas suas principais vantagens. 

São uma ótima opção para quem busca por características de duas categorias de veículo em apenas uma. Pela capacidade que apresentam, são uma boa escolha para família. 

Dentre os modelos crossovers você pode encontrar: Nissan Kicks; Hyundai Creta; Ford EcoSport; Renault Kwid; Volkswagen Nivus.

4. SUV

SUV é a abreviação de Sport Utility Vehicle, veículo utilitário esportivo, e é a grande sensação do momento. Eles são muito espaçosos, confortáveis, tecnológicos, mais altos, com grande capacidade off road e tração 4x4. 

Os SUVs são facilmente encontrados nas cidades hoje em dia, mas foram projetados inicialmente para rodarem em terrenos irregulares. Também se dividem em versões compactas, média e grande. 

Suas principais vantagens são o espaço interno do veículo, que permite ótima capacidade de carga e viagens aconchegantes, motor potente, design atrativo e direção confortável. É o carro ideal para famílias e para quem gosta de se aventurar por terrenos diferentes. 

Como pontos negativos podemos apontar o tamanho do veículo que o torna mais difícil de estacionar e também os elevados preços, por serem automóveis bem modernos. 

Conheça os principais modelos de SUV: Volkswagen T-Cross; Jeep Renegade e Compass; Chevrolet Tracker; Honda HR-V; Toyota Corolla Cross.

5. Pick-up

As pick-ups ou picapes são carros robustos da categoria utilitários caracterizados pela presença de uma caçamba na parte traseira do veículo feita para o transporte de cargas. 

Popularmente conhecidos no Brasil como caminhonetes, são ideais para trabalho rural e também urbano, que envolve transporte de pequenas cargas. 

A altura elevada, a versatilidade e o compartimento para o transporte de cargas são suas principais vantagens. Já o espaço limitado de passageiros em algumas pick-ups, que tem cabine simples de apenas dois lugares, é sua principal desvantagem, embora existam as de cabine dupla, com cinco lugares.  

Os principais modelos de pick-ups são: Fiat Toro; Toyota Hilux; Ford Maverick; Ford Ranger; Volkswagen Amarok; Nissan Frontier.

Confira 10 picapes seminovas mais vendidas

6. Minivan

As minivans são utilitários de transporte de pessoas cuja principal característica é a capacidade de transporte de mais de cinco indivíduos, ao contrário da maioria dos carros que tem essa como quantidade máxima, e esta é sua principal vantagem.

Estes veículos são espaçosos e mais altos, podem ter os bancos reorganizados para acomodar mais bagagem, ampliando o tamanho do porta-malas, por exemplo. 

A falta de minivans no mercado de carros novos hoje pode ser apontada como uma desvantagem, apenas a Chevrolet Spin e o Kia Grand Carnival são encontrados nessa categoria. Chevrolet Zafira e Meriva; Citroën C4 Picasso; Mercedes-Benz Classe R são outros carros desse tipo.

7. Peruas ou Station Wagon

Estes carros são caracterizados por serem bem espaçosos e terem um porta-malas bem grande, sendo ideais para famílias no dia a dia e principalmente para aquelas que fazem muitas viagens. 

Contudo, as peruas perderam muito espaço para os SUVs e hoje em dia já não são encontradas tantas opções no mercado. Seu modelo mais conhecido no Brasil era o Fiat Weekend, que parou de ser produzido em 2020 no país. Outro modelo de station wagon que você pode encontrar é o Audi A4 Avant. 

8. Cupê

Cupês são carros esportivos parecidos com um sedã, uma vez que possuem a estrutura mais alongada. Porém, eles são caracterizados por terem o teto rebaixado e, na maioria das vezes, acomodarem apenas duas pessoas, o que pode ser considerado um ponto negativo, além do valor elevado. 

Os principais modelos de cupê são: BMW M4; Honda Civic Si; Chevrolet Camaro; Ford Mustang Mach 1.

9. Conversível 

O carro conversível também é um esportivo cuja principal característica é o teto removível. Ideal para pessoas aventureiras e ousadas. Tem um valor mais alto e possuem versões de carros clássicos adaptados para essa categoria, como o Fusca conversível. 

Os principais veículos conversíveis são: BMW Z4; Mercedes-Benz C300 Cabriolet; Chevrolet Camaro Conversível; Porsche 718 Boxster conversível. 

Conclusão

Não é possível afirmar qual é o melhor tipo de carro, isso varia de acordo com cada pessoa. Para escolher o modelo ideal para você avalie suas necessidades e seu orçamento, pense em como você vai usar o carro, quantas pessoas e se fará muitas viagens. Esses são pontos que te ajudarão a tomar uma decisão mais assertiva. 

E aí, já sabe qual categoria mais combina com o seu perfil? Agora é hora de decidir se você prefere um carro zero ou usado. Será que comprar carro seminovo vale a pena? Tire suas dúvidas no post.