Evolução do Gol: o carro mais vendido do Brasil

Evolução do Gol: o carro mais vendido do Brasil

 

Chamar o Volkswagen Gol de clássico não é um exagero. O grande sucesso de vendas da marca alemã é um dos carros mais queridos do mercado automotivo brasileiro. O modelo que marcou gerações está saindo de linha em 2022, mas não sem deixar para trás um legado glorioso.

De fato, o custo benefício do hatch sempre se sobressaiu entre os demais da categoria. Mas não é só por isso que o Gol conquistou o coração dos consumidores.

Outro ponto de destaque é que o Gol foi responsável por estrear novas tecnologias. Em 1988, o esportivo Gol CTI foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica. Mais tarde, em 2003, foi o primeiro carro com motor flex. O veículo ainda se antecipou trazendo um motor 1.0 sobrealimentado, tecnologia que acabou saindo de linha por ser muito crua para o mercado. 

No entanto, o Gol não conseguiu acompanhar as rápidas transformações do mercado. A última novidade significativa foi o câmbio automático, adotado somente em 2018. O visual também ficou para trás, fazendo o hatch perder espaço para os veículos com design mais moderno. 

Conheça a trajetória do Volkswagen Gol, o carro mais vendido do Brasil, e entenda porque o modelo, junto com o irmão Voyage, vai deixar o mercado este ano. 

 

41 anos do Volkswagen Gol no Brasil

Desenvolvido para ser o sucessor do Fusca, o Volkswagen Gol está presente no mercado brasileiro desde 1980. Por 27 anos consecutivos, de 1987 até 2013, o modelo foi o mais vendido do país. Mas ao contrário do que muitos pensam, o Gol demorou alguns anos para conseguir se consolidar no mercado brasileiro. 

As primeiras versões contavam com motores arrefecidos a ar, que eram mais robustos, mas faziam muito barulho e entregavam pouca potência. Como resultado, o modelo não conseguiu agradar ao público. 

As coisas começaram a mudar em 1984, quando a Volkswagen trouxe os primeiros motores à água. No mesmo ano, a linha inaugurou a tradição de trazer a versão esportiva com o Gol GT. 

A primeira mudança significativa no visual aconteceu em 1987, ano em que o Gol se tornou o carro mais vendido do Brasil, perdendo o posto apenas em 2014 para o Fiat Palio. Em 1990, a primeira geração do Gol sofreu mais uma mudança no design.

Já em 1994, foi lançada a segunda geração, com um visual completamente repaginado. O novo Gol foi apelidado de “bolinha”. A outra reestilização aconteceu em 1999, na terceira geração. E a seguinte foi em 2005, na quarta geração.

Em 2008, o Gol chegou com um projeto totalmente novo. Foi o primeiro a utilizar o motor na posição transversal, ideia que conseguiu trazer até o sedã Voyage de volta ao mercado e elevou o nível de acabamento da linha. Essa foi a quinta geração, que se manteve até os dias atuais. 

 

Volkswagen Gol e Voyage sairão de linha em 2022

Mesmo com o excelente desempenho de vendas, o Gol e o Voyage vão sair de linha em 2022. Essa é a grande prova de que nem toda ideia de sucesso tem condições de continuar no mercado. Afinal, ambos os modelos entraram para a lista dos 10 mais vendidos das suas categorias em 2021

O principal motivo é que o projeto é bastante antigo: o Gol está na mesma geração há 13 anos. As características ultrapassadas trazem diversas limitações para inovação e impedem que o modelo seja adaptado para a nova legislação brasileira. 

O motor 1.6 8V de 104 cv, por exemplo, deixou de ser produzido no final de 2021 por conta das novas regras de emissões da Proconve L7. Já o atual conjunto eletrônico não seria suficiente para incorporar o controle de estabilidade, um dos itens que será obrigatório em todos os novos veículos a partir de 2023. E não valeria a pena desenvolver essa tecnologia para a linha, já que em 2024 a legislação muda novamente para trazer como obrigatórios a proteção contra batidas laterais, os faróis de rodagem diurnos e o aviso de não afivelamento de cintos de segurança.

Mas nada disso significa que a Volkswagen vai parar de trazer inovação. A novidade da marca é o Polo Track, que vai assumir o posto de veículo de entrada a partir de 2023. Com um design repaginado e uma proposta mais aventureira, o novo modelo vai tomar também o lugar das versões 1.0 MPI e 1.6 MSI do Polo. 

Vale destacar, no entanto, que mesmo com a saída de linha, tanto o Gol quanto o Voyage ainda estarão disponíveis no mercado de usados e seminovos. E comprar um carro que saiu de linha pode ser um excelente negócio. Além de poder comprar um modelo mais completo pagando menos, você ainda tem mais espaço para negociar as condições com o vendedor.

Que tal conservar o seu carro por mais tempo e evitar perder dinheiro na revenda? Descubra 9 dicas de manutenção e cuidados com o veículo.