Entenda as diferenças entre cada tipo de motor
É fundamental entender as diferenças entre cada tipo de motor na hora de comprar um veículo. Considerada a peça mais importante de um carro, o motor é responsável por transformar a mistura de combustível e ar em energia, criando uma combustão interna através de um gatilho.
Neste texto vamos falar sobre como funcionam os motores e suas principais subdivisões e diferenças entre cada uma.
O que são motores de 4 tempos?
Os modelos mais comuns no cenário urbano, são chamados motores de 4 tempos que funcionam através do ciclo Otto. O gatilho desses motores é elétrico gerado pelas velas, ou do ciclo Diesel, com gatilho feito pelo aumento de temperatura da compressão do ar no cilindro.
Os motores de 4 tempos utilizam a combustão interna para funcionar. Esta combustão acontece dentro dos cilindros e gera energia para fazer o motor funcionar em 4 etapas básicas: admissão, compressão, combustão e escape.
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Admissão - Etapa onde acontece a mistura do ar com o combustível na câmara de compressão. Nesta etapa, a válvula de admissão permite a entrada de ar e combustível na câmara de combustão.
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Compressão - Nesta fase, os pistões fazem a compressão do ar com o combustível dentro do cilindro.
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Combustão - Um gatilho proporcionado pela vela, em motores Otto, ou pelo aumento de temperatura, nos motores diesel, faz a queima do combustível. Apenas 30% da energia da explosão vira energia mecânica, o resto é transformado em outros tipos de energia para o funcionamento do carro.
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Escape - O pistão se movimenta com a explosão gerada na combustão, movimentando o carro.
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Tipos de motores de carros
Em um carro, o motor pode ser instalado em, basicamente, três posições diferentes: dianteira, central e traseira. Os carros populares normalmente possuem o seu motor instalado na dianteira do veículo, porém, há alguns modelos mais antigos que possuem o seu motor instalado na posição traseira.
Os motores de carros podem ser classificados de duas formas, de acordo com a disposição de seus cilindros, e de acordo com a sua potência.
Se considerarmos a disposição dos cilindros, os motores de carros podem ser:
1. Motor em linha ou vertical
Seus cilindros são posicionados em uma única fileira, na vertical. Esse tipo de motor ocupa menos espaço e é mais simples, facilitando a manutenção e sua fabricação. O tipo com 4 cilindros é o mais comum em carros.
2. Motor em V
Visto de frente, esse tipo de motor tem o formato em “V”. Seu formato permite manter mais cilindros em menos espaços. É um modelo mais complexo e encontrado em carros esportivos.
3. Motor em W
Posição parecida com o em V, mas com um plano a mais, visualmente parecido com um “W”. Costumam ser mais caros por sua complexidade e não são comumente vistos no mercado.
4. Motor boxer
Comum em carros esportivos. São motores em que o ângulo entre os cilindros é de 180º. Normalmente, são instalados na traseira de automóveis para dar estabilidade. O Fusca original também possui esse tipo de motor.
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Potência de motores
Outra forma de classificar os motores a partir da potência. Quanto maior a capacidade de combustão de um motor, maior sua potência energética. A potência de um motor é medida em cilindradas - capacidade do motor de aguentar o movimento dos pistões - medidas em metros cúbicos. Se um motor é 1.0, por exemplo, ele possui 1.000 cilindradas, enquanto um motor 1.6 possui 1.600 cilindradas. Quanto maior a potência de um motor, maior o seu consumo de combustível, então fique atento às vantagens e desvantagens de cada modelo.
1. Motor 1.0
É um motor mais fraco, mas tem menor consumo de combustível. É comum em carros mais populares. Esse modelo é ideal para quem utiliza o carro para circular em centros urbanos, pois é mais econômico.
2. Motor 1.4
Motor um pouco mais forte que o 1.0, por isso ele consegue aguentar mais acessórios como ar-condicionado sem perder potência. Também tem baixo consumo de combustível.
3. Motor 1.6
Permite melhores arranques e menos trocas de marcha, porém tem um gasto de combustível mais alto. Tem um bom desempenho nas estradas.
4. Motor 1.8
Mais indicado para viagens de longas ou médias distâncias. Este modelo de motor é melhor para as estradas do que para trechos urbanos pois consome muito combustível.
5. Motor 2.0
Este motor é comum em carros maiores e com mais acessórios. Fazem ultrapassagens com mais facilidade mesmo com o ar-condicionado ligado. É indicado para quem viaja com frequência.
Motor aspirado X Motor turbo
O motor aspirado está presente na maior parte dos carros convencionais. Não tem interferência externa para a entrada de ar nos cilindros, usando apenas a capacidade dinâmica normal do motor. Ele funciona através da aspiração do ar feita pelos pistões.
O turbo é uma tecnologia que coloca mais ar dentro do cilindro, aumentando a sua potência. Ele utiliza os gases do escape, ao contrário do motor aspirado. Essa tecnologia permite que um motor 1.0 tenha o mesmo retorno que um motor 1.6, por exemplo. Esse motor queima o combustível com mais eficiência, sendo mais econômico e ecológico.
Motor elétrico
Os motores elétricos funcionam através de um campo magnético criado pela eletricidade que gira o rotor e as rodas. O número de carros elétricos no Brasil vem aumentando, mas esses modelos ainda possuem um preço de compra alto.
Porém, a tendência é que este tipo de motor seja cada vez mais comum. A maioria das marcas já anunciaram que pretendem ter toda sua linha de veículos com modelos híbridos, que funcionam com motor a combustão e a eletricidade, até 2030.
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Qual é o melhor tipo de motor?
O tipo de motor ideal depende do uso destinado ao carro. Para quem busca mais economia e não precisa de muita potência, os melhores modelos são os 1.0 e 1.4. Agora, quem utiliza o seu veículo para fazer grandes viagens, os modelos mais indicados são o 1.6 e 1.8. O modelo 2.0, por outro lado, é o melhor para quem quer um carro mais equipado e também pretende viajar mais com o veículo.
Mesmo assim, a escolha do modelo deve ser avaliada com cuidado. Por exemplo, em cidades que possuem mais morros, os modelos 1.6 costumam ser mais econômicos que os 1.0, pois este tipo de geografia exige mais arrancadas do veículo e maior potência do motor.
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