Como não cair em golpes de compra e venda de carros online

Como não cair em golpes de compra e venda de carros online

Quando estamos à procura de um carro novo, seminovo ou usado, fazer um bom negócio é a nossa prioridade. Afinal, é um bem de alto valor de aquisição, fundamental para o nosso dia a dia e que pode trazer muito conforto.

Nessas horas, levamos em consideração a estética, os acessórios e equipamentos, buscamos sempre os melhores recursos. Mas se não estivermos atentos, podemos nos deixar enganar pela busca constante dos melhores preços.

Afinal, vale a pena correr o risco de pagar um preço tão abaixo do valor de mercado? Será que o site ou o vendedor com quem você realiza negocia online é confiável?

Para te ajudar a evitar cair em golpes da internet, vamos te explicar quais são as práticas mais comuns que criminosos usam na venda de carros.

Golpes mais comuns do mercado automotivo

Golpe do intermediário

Esse golpe é bem comum no mercado e pode enganar tanto vendedores quanto compradores de veículos. Geralmente, o criminoso escolhe um anúncio real, entra em contato com o vendedor e pede fotos e vídeos do automóvel. Em seguida, o criminoso pede que o vendedor retire o anúncio do ar, afirmando que irá comprar o veículo.

Com as informações do veículo e as imagens em mãos, o golpista cria um anúncio falso, atraindo um comprador. Para enganar as duas partes, o criminoso diz a ambos que está atuando como um intermediário e marca um encontro entre eles.

Para o vendedor, o golpista diz que irá enviar outra pessoa para avaliar o veículo. E para o comprador, ele diz que enviará alguém (funcionário, amigo ou parente), e orienta a ver o veículo e realizar o pagamento. É comum que o fraudador peça que eles não discutam detalhes da negociação entre si.

No fim, convencido de que quer comprar o carro, o comprador realiza a transferência para o golpista. Em alguns casos o vendedor também pode ser enganado com um comprovante falso e acaba entregando o veículo ao comprador. Mas o mais comum, é que o vendedor perceba o golpe ao não receber o depósito.

Assim, o comprador é quem acaba perdendo o dinheiro e tem grandes dores de cabeça para tentar reaver o valor. Nesse caso, é preciso reunir todas as provas, desde comunicações até comprovantes, para registrar o boletim de ocorrência.

Golpe do sinal

Outro golpe comum no mercado de automóveis, mas que também acontece fora dele, é o golpe do sinal. Ele acontece quando você encontra um anúncio que parece muito bom para ser verdade. Diante do preço barato, você pode se sentir ansioso em garantir que o veículo seja seu e não perceba os sinais.

Geralmente, quando você demonstra interesse, o falso vendedor pede um sinal para reservar o veículo, alegando que há outras pessoas interessadas. No fim das contas, você acaba perdendo o valor depositado, pois o vendedor fica incomunicável depois que o golpe foi concluído.

Golpe do carro alugado

Outro golpe que gera grandes transtornos para o comprador é o golpe do veículo de locadora. Para este crime, o fraudador aluga um veículo e anuncia o carro na internet. Com a ajuda de um despachante clandestino, ele cria documentos falsos para se passar por proprietário do automóvel.

Ao fechar o acordo, o comprador recebe o veículo e documentos falsos de transferência. No entanto, quando termina o contrato de aluguel do carro, a locadora bloqueia o veículo e entra na justiça, pois é ela a verdadeira proprietária.

Principais cuidados para não cair em golpes

Confira a seguir os principais cuidados que você deve ter na hora de comprar ou vender um veículo, especialmente se o anúncio e a negociação for online.

Cuidados na venda do veículo

  1. Evite negociar com intermediários.

  2. Prefira mostrar o veículo ou dar dados pessoalmente.

  3. Não entregue o documento de transferência em branco. O DUT (Documento Único de Transferência) precisa conter a assinatura do comprador e do vendedor com registro em cartório.

  4. Não entregue ou transfira o veículo sem conferir se a transferência caiu na conta.

  5. Não tome decisões com pressa e desconfie se o comprador tiver pressa.

Cuidados na compra do veículo

  1. Desconfie de preços muito baratos. Use a tabela Fipe como referência de mercado.

  2. Evite negociar com intermediários.

  3. Verifique a reputação do vendedor junto ao site ou Delegacia Civil. No caso de loja, é possível verificar o CNPJ na Receita Federal ou reclamações junto ao Procon.

  4. Verifique os dados do veículo junto ao Detran, se os documentos Renavan e IPVA estão em dia, quem é o proprietário, se há multas ou registro de roubo.

  5. Confira se os dados para pagamento de fato pertencem ao proprietário do veículo. E não realize transações sem ver o carro pessoalmente.

  6. Não aceite o documento de transferência em branco. O DUT precisa conter a assinatura do comprador e do vendedor com registro em cartório.

  7. Não tome decisões com pressa e desconfie se o vendedor tiver pressa.

Prefira comprar e vender carros em lojas

Para comprar e vender seu veículo seminovo ou usado com mais segurança, o indicado é procurar uma loja regularizada como a Go Cars. Traga o seu veículo para uma avaliação ou confira nosso estoque para conhecer os modelos disponíveis.

 

Todos os veículos vendidos pela Go Cars possuem documentação e revisão em dia. Também oferecemos garantia para que você tenha mais segurança e qualidade na sua compra. Escolha o seu próximo carro e agende um test drive.