Tudo sobre IPVA 2022: aumento, pagamento, isenção e desconto

Tudo sobre IPVA 2022: aumento, pagamento, isenção e desconto

O ano novo se aproxima e com ele vem o anual Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA. Mesmo para proprietários de carros seminovos e usados, 2022 deve trazer uma grande surpresa. Ao invés de reduzir o valor do imposto, a tendência é aumentar.

Ficou com dúvidas? A gente te explica. Nesse post você vai entender como o IPVA é calculado, porque ele deve sofrer aumento, quem tem direito a descontos e isenções, entre outras informações.

Como é calculado o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto anual cobrado por cada estado e pelo Distrito Federal. O valor do tributo é calculado sobre o preço de mercado do automóvel, que pode variar conforme o ano e o modelo.

Para os veículos usados, é tomado como base a Tabela FIPE, uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Nela, considera-se o preço médio praticado no mercado e excluí valores discrepantes (muito caros ou muito baratos).

Conforme a norma, o IPVA cobra entre 2% a 4% do valor do automóvel na tabela FIPE de setembro do ano anterior. Ou seja, o que você vai pagar no próximo ano, é definido com base no valor venal do seu veículo no mês de setembro deste ano. E a porcentagem da taxa varia segundo o estado em que o veículo foi registrado.

Já para os veículos importados diretamente pelo consumidor, o IPVA é calculado sobre o preço registrado no documento de desembaraço aduaneiro, somados a outros impostos e encargos.

Quer trocar de carro? Saiba como se planejar financeiramente.

O IPVA será mais caro em 2022?

Ao contrário do que é de se esperar, a maioria dos veículos, ainda que seminovos, não desvalorizaram. Muito pelo contrário, alguns carros estão valendo 30% a mais do que no ano anterior.

Isso se deve à falta de veículos novos, em virtude da interrupção da produção durante a pandemia e também a falta de peças. Por ter menos oferta de automóveis no mercado, tanto carros novos quanto usados se tornaram mais caros. Confira mais detalhes neste post.

Por conta disso, é natural que o valor do IPVA aumente de maneira proporcional. Então é importante você já se planejar para pagar um pouco a mais e evitar qualquer susto quando o ano virar.

Desconto à vista e parcelamento do IPVA

Em 2022, quem pagar o IPVA à vista até a data de vencimento, 31 de janeiro, receberá um desconto, que pode variar conforme o estado. Você também pode optar por fazer um parcelamento.

Mas atenção! Tanto os descontos quanto os parcelamentos não valem para a primeira tributação do veículo. E caso haja atraso no pagamento, haverá cobrança de juros e multa, além da atualização do débito. 

Quem tem isenção no IPVA 2022?

Embora o IPVA seja um tributo obrigatório para proprietários de automóveis, há uma série de motoristas que têm direito à isenção. Esse é o caso de pessoas com deficiência e limitações físicas ou mentais, assim como algumas doenças crônicas que levam ao enquadramento geral na classificação de PCD (a regra pode ser diferente em São Paulo).

Para garantir o benefício, é preciso se informar junto ao Detran do seu município e atender a uma série de requisitos, que podem variar conforme o estado. Geralmente, é necessário levar algumas documentações e comprovantes para garantir o direito.

Há ainda os casos de isenção para trabalhadores que dependem do veículo para gerar renda, como: taxistas, moto-táxi, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar, além de veículos públicos.

Também têm direito à isenção os proprietários de veículos antigos. Alguns estados concedem esse direito a carros com mais de 10 ou 30 anos, outros apenas com placa de colecionador. Confira a tabela a seguir e veja se o seu caso se enquadra na regra:

Tempo de fabricação

Estados que oferecem isenção de IPVA

10 anos ou mais

Amapá e Rio Grande do Norte.

15 anos ou mais

Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

18 anos ou mais

Mato Grosso.

20 anos ou mais

Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

30 anos ou mais

Pernambuco e Santa Catarina.

Placa de colecionador

Minas Gerais.

Para quê é usado o IPVA que você paga?

Você sabe para onde vai o dinheiro que você paga no IPVA? 20% do valor arrecadado vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os outros 70% são divididos entre o estado e o município em que o veículo foi registrado. Esse dinheiro pode ser destinado a setores de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

 

Quer ter mais controle sobre as despesas do seu veículo? Baixa a planilha gratuita de controle financeiro da Go Cars.