7 dicas para fazer uma road trip pelo Brasil

7 dicas para fazer uma road trip pelo Brasil

Um país continental como o Brasil tem tantos lugares para explorar! Por que não pegar o carro e fazer aquela viagem memorável, não é mesmo? Se você tem vontade de fazer uma road trip e não sabe por onde começar, separamos uma série de dicas para você tirar essa aventura do papel.

Confira esses 7 passos para planejar a sua road trip e coloque as rodas na estrada!

1. Escolha o destino

Embora você possa ter o sonho de conhecer diversos lugares, você precisa levar em consideração alguns fatores na hora de escolher o destino da sua road trip. Os principais são: tempo disponível, proximidade e orçamento.

Portanto o primeiro passo é determinar o tempo que você tem para viajar e planejar rotas que sejam proporcionais. Lembrando que a ida e a volta precisam caber dentro desse espaço de tempo.

O mais bacana da road trip é parar em diversos lugares pelo caminho. Então confira no mapa quais são as estradas que passam por cidades, cachoeiras, parques ou praias interessantes. Tudo depende do tipo de aventura que você quer, seja ela gastronômica, ecológica, paradisíaca, entre outras.

Outro fator importante é o orçamento, que pode limitar a distância dependendo das suas escolhas. Por ser uma viagem de carro, você deve contar com os gastos de combustível e pedágio, além da hospedagem, caso você não deseje acampar.

Para se inspirar, confira 7 destinos românticos que podem render um ótimo passeio.

2. Planejamento da hospedagem

Se você já sabe em quais cidades planeja passar a noite e curtir as atrações locais, você já pode pesquisar as hospedagens. Se não quiser arriscar ficar sem acomodação, você pode reservar com antecedência e garantir melhores preços.

Mas se você quer de fato vivenciar uma experiência com o seu carro, você pode acampar e aproveitar o contato com a natureza. Existem modelos de barracas que você pode acoplar no porta-malas do carro, especialmente SUVs.

Mas se tiver um bagageiro que permita ampliar, retraindo os bancos traseiros, você também pode preparar uma acomodação bem confortável dentro do carro. Para isso, vale a pena preparar colchonete, travesseiros e cobertores para levar a bordo.

Certifique-se apenas de que o local onde pretende parar é de fato seguro. Às vezes vale a pena ficar em um camping para evitar situações de risco.

3. Planejamento dos passeios

Se você só quer relaxar e ser surpreendido pelas experiências que possam surgir durante a sua road trip, definir o destino e onde dormir já basta. Mas mesmo para quem não quer se planejar, vale a pena dar algumas dicas.

Dependendo do lugar para onde você vai, o mais interessante é vivenciar as comidas típicas e os costumes de quem mora lá. Pode ser que você tenha a sorte de estar lá em uma época de festa ou feriado e possa aproveitar eventos tradicionais. Ou você pode simplesmente descobrir quais são os lugares mais relevantes para a população local.

Já se você quer aproveitar o melhor de cada lugar, é bacana fazer algumas pesquisas sobre passeios e atrações. Se você for acompanhado do seu cão ou gato, certifique-se que os lugares sejam pet-friendly ou que ele vá se sentir bem lá.

Confira algumas dicas para levar seu cão nas suas aventuras pela estrada.

4. Aplicativos que não podem faltar

A menos que você queira ficar completamente off-line, saiba usar um mapa de papel e curta rádio e CD, você vai precisar de alguns aplicativos. O primeiro deles é o Google Map ou Waze que vai ter que ajudar a não se perder na estrada.

No caso do Waze, o app também ajuda a manter as regras do trânsito e te alertar sobre radares, buracos e desvios. Por mais que a road trip seja uma aventura e errar o caminho possa levar para ótimos lugares, na hora do aperto é bom ter uma ajudinha. Já o Google também te ajuda a encontrar paradas, restaurantes e hospedagens.

Para manter o clima animado da viagem, vale a pena ter um aplicativo de música que funcione off-line. Assim como com o GPS, é bom você estar preparado para quando não tiver sinal de internet. Também vale a pena ter um app de jogos ou streaming de filmes se você curte esse tipo de entretenimento mesmo em viagens.

Além disso, aplicativos do Seguro Auto, da sua conta de banco, apps de mensagem são importantes para o caso de uma emergência. Se for fazer uma viagem internacional, lembre-se de ter um aplicativo de tradução com dicionário.

5. Prepare a bagagem

Arrumar as malas parece uma tarefa muito simples, mas é bom se planejar para isso também. Você pode ter que lavar algumas roupas que gosta ou comprar algo de que precisa e se lembrar só na véspera, pode não dar tempo.

Portanto, vale a pena fazer uma lista do que pretende levar na bagagem, seja peças de roupa, calçados, ítens de higiene pessoal, remédios e até acessórios como óculos de sol e carregador. Não esqueça também de preparar uma bolsa térmica com os alimentos para viagem. E inclua documentos e dinheiro na lista.

Para se preparar bem para a viagem, vale a pena conferir a previsão do tempo para levar roupas de acordo. Se for acampar, não deixe de levar agasalho, pois pode fazer frio na barraca ou no carro. O ideal é levar o mínimo de itens possível para não pesar a bagagem.

6. Prepare o carro

Se você precisa se preparar para a viagem, o seu carro também precisa. Portanto, para preservar a saúde dele e evitar qualquer imprevisto, agende com antecedência uma revisão ou manutenção. Cheque também os documentos do veículo e CNH, e confira se está tudo certo com o Seguro Auto.

Por último, vá a um posto de gasolina de confiança para abastecer. Vale a pena pesquisar bons postos pelo caminho para evitar parar em qualquer lugar. Lembre-se que além do risco de segurança, é bom evitar ser enganado com combustíveis adulterados. O mesmo vale com boas oficinas mecânicas, caso surja algum imprevisto.

7. Verifique as regras da estrada

Caso você resolva cruzar a fronteira do Brasil e fazer uma road trip em outro país, é importante conhecer a legislação de trânsito local. Isso pode evitar problemas com multa e outros ainda maiores.

O primeiro passo é se certificar de que você tenha a documentação adequada para dirigir naquele país. O passaporte também deve estar em dia, caso haja essa exigência para brasileiros.

Quer encontrar o carro ideal para te acompanhar em uma road trip? Confira o estoque da Go Cars e agende um test drive.